CONTÉ CONTÉ CONTOS DA GUINÉ

“O tambor africano” e “O menino e o crocodilo” são dois contos da tradição oral da Guiné-Bissau. Embora singelos, são ricos na transmissão de valores éticos e culturais. Os seus personagens, a maior parte das vezes animais, são metáforas do comportamento humano: falam-nos da ambição, do egoísmo, da injustiça e ingratidão, mas também dos seus contrários.

O tambor, é uma lenda sobre a origem do mais conhecido instrumento africano, ritualizado como meio de comunicação e festividade. Diz-se pois, que foram os macaquinhos de nariz branco que o trouxeram para a sua aldeia, quando um dia, um deles, desejou subir bem alto, até tocar a Lua e trazê-la para a Terra. Mas só o mais pequeno, ajudado pela própria Lua, conseguiu nela entrar. Achando o macaquinho corajoso e engraçado, a Lua oferece-lhe um tamborzinho, que o deixou surpreso e maravilhado. O macaquinho depressa aprendeu a tocá-lo e tal era o seu entusiasmo, que não deu pelo passar dos dias. Foi a saudade que o despertou e o fez sentir a falta da sua terra e das suas gentes!…

O menino e o crocodilo, fala-nos de injustiça e ingratidão. Um crocodilo vendo-se impossibilitado de comer, e não resistindo à sua fome devoradora, engana um menino que passa por perto dele. Na sua ingenuidade o menino deixa-se iludir pelo bicho, quase acabando em deliciosa presa deste traiçoeiro animal. Não fosse a astúcia de uma lebre que apareceu a tempo de evitar tal fatalidade, o pior teria acontecido!…


Adaptação e encenação Isabel Bilou
Interpretação Osana Leal
Música José Braima Galissa
Cenografia Dina Nunes
Adereços e bonecos Dina Nunes | Joana Nave
Ilustração Isabel Bilou

Gostou deste evento? Partilhe!