HISTÓRIA COM PÉS E CABEÇA

Inventão é a figura central desta História. Trata-se de um personagem/metáfora representado por um boneco que pensa demasiado e se confronta permanentemente com os seus próprios pensamentos, que surgem da sua cabeça num desfile de contradições.

Inventão chega a cansar-se de tanto pensar. Se os seus próprios pensamentos não se entendem, para quê continuar? Mas nem tudo se passa dentro da cabeça; lá fora faz sol, há árvores, há gente.

O boneco pensa que só brincar é um desperdício e fica num desassossego enquanto não arranja um emprego. Os seus pensamentos discordam de si, não é normal um “boneco” trabalhar. Resolvem levá-lo ao médico, que não lhe encontra nada de grave, apenas uma grande vontade de trabalhar. Receita-lhe um emprego de 8 horas por dia, para ver se lhe passa a mania.

Apesar de tudo, Inventão não consegue deixar de pensar e continua a batalhar com os seus pensamentos! E a acreditar na vida!…

A oportunidade de apresentar este texto num momento de visível crise de valores, onde a indiferença se instala cada vez mais, e o egoísmo e a insociabilidade dominam, convidamos toda a família a assistir a esta peça com densidade poética, percorrendo um caminho entre o universo ilimitado da imaginação e a liberdade de sonhar que faz prever a coexistência de um mundo real e de um mundo imaginário.

Texto Manuel António Pina
Encenação Isabel Bilou
Conceção e construção de marionetas Manuel Costa Dias
Vídeo, imagem e cartaz Joana Dias
Música original Gil Salgueiro Nave
Interpretação Claudia Lázaro | Luís Rufo | Marta Figueira

Gostou deste evento? Partilhe!