O RETÁBULO DE MESTRE PEDRO E D. QUIXOTE

A opção pela criação de “O Retábulo do Mestre Pedro e Dom Quixote” resulta de um conhecimento que ao longo do tempo fomos adquirindo, na prática e relação com os públicos que reconhecem nas nossas produções artísticas, contributos claros para estabelecimento de cumplicidades de gosto e de sensibilidade estética.

Esta peça inicia-se com uma família de cómicos de la Légua, titeriteiros descendentes diretos (dizem eles mesmos) do grande mestre Pedro, que chegam para nos contar o que sucedeu ao seu antepassado, um dia, numa hospedaria onde se encontrava o singular Dom Quixote de la Mancha.

É a partir desta situação que se desenrola o episódio; neste estão incluídas canções, opiniões, bailes, divertidas brincadeiras. Atores, músicos, marionetas de pequeno formato, que junto a figuras de tamanho humano permitem-nos aproximarmo-nos do grande clássico da literatura mundial, por um ponto de vista lúdico, pedagógico, surpreendente e até um pouco louco. Pois, loucos somos e pelos vistos continuamos a ser, para andar pelos caminhos poeirentos da nossa história partilhada, como é o caso de Portugal e Espanha desde os primórdios da história escrita.

Dom Quixote, arrebatado pela força poderosa das figuras do retábulo de mestre Pedro, atira-se contra elas, destroçando-as, rompendo-as, rasgando-as e mutilando-as, destruindo todo o universo de ficção, que confundiu com a realidade. Acaba por ficar mal tratado, ferido até aos limites do sofrimento humano. Mas, o episódio “acaba bem”, uma vez passada a fúria destruidora da sua loucura assume pagar os estragos e contribuir generosamente com o seu dinheiro para restaurar os títeres do retábulo do mestre Pedro. De um modo um tanto presunçoso, convida ainda, para jantar, todos os presentes na típica hospedaria que os alberga nessa noite.

Texto Miguel de Cervantes
Tradução Aquilino Ribeiro
Guião e encenação Gabriel Fariza
Cenários, Figurinos e Marionetas Maite Miralles
Música Gil Salgueiro Nave
Iluminação Wladimiro Garrido
Assistente de encenação Isabel Bilou
Interpretação Carlos Moura | Dina Nunes | Gil Salgueiro Nave | Luís Rufo | Susana Russo
Cartaz Maite Miralles
Fotografia Paulo Nuno Silva
Produção Ana Clemente | Sandrine Costa
Coprodução Teatro La Estrella

Gostou deste evento? Partilhe!